Covid-19: Mossoró vacina idosos e inicia segunda dose

Mossoró iniciará a vacinação de idosos acima de 90 anos contra a Covid-19, na tarde desta quarta-feira (17). Foram contabilizados pelas equipes das UBS’s 621 idosos nesta faixa etária. Neste dia, também começará a aplicação da segunda dose em profissionais de saúde e idosos institucionalizados – a maioria do Instituto Amantino Câmara. 

O município também se prepara para concluir a vacinação dos últimos 44 idosos acamados até o próximo dia 18.  Até terça (16), 9.172 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19, segundo registros da plataforma RN Mais Vacina. 

O número, contudo, aumentará à medida que avancem os registros no sistema, pelas salas de vacina. O coordenador de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Etevaldo Lima, confirma a retomada da vacinação após o ponto facultativo do Carnaval. 

Segundo ele, a segunda e última dose da Coronavac será aplicada nos moldes da primeira, nos sete polos de vacinação (semana que vem) e seus locais de trabalho. Ou seja, profissionais da Saúde Pública, de laboratórios e clínicas particulares serão imunizados nos mesmos locais em que tomaram a primeira dose, começando pelos hospitais e UPA’s. 

A secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, alerta não ser necessária aglomeração. “Quem já tomou a primeira dose da vacina tem o seu reforço garantido. Todo esse processo de aplicação tem registro no RN Mais Vacina, tornando a vacinação transparente e efetiva”, garante. 

Região Oeste tem 67,9% de leitos ocupados 

Na região Oeste, onde Mossoró é a principal cidade, o índice de ocupação de leitos por Covid-19 chega a 67,9%, de acordo segundo o portal Regula RN, com base no levantamento mais recente. 

A secretária Morgana Dantas reforça a importância da prevenção para evitar o aumento do número de casos, haja vista a preocupação com a região metropolitana de Natal, onde 88,9% dos leitos críticos estavam ocupados, até a segunda-feira (15). 

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, os maiores hospitais da capital potiguar com leitos para o tratamento de pacientes com Covid-19 já registravam taxa de 100% de ocupação: Hospital de Campanha de Natal, Hospital Colônia João Machado e Hospital Gizelda Trigueiro. 

Mossoró tem quase 13 mil casos confirmados de Covid-19 

Até sexta-feira (12), Mossoró tinha 12.998 casos confirmados de Covid-19; 5.817 casos suspeitos; 30.537 casos descartados; 11.638 pacientes curados e 290 óbitos. 66 leitos estavam ocupados, dos quais 54 leitos ocupados no serviço público e 12 no serviço privado. 

Vale ressaltar que a Prefeitura de Mossoró, por meio do seu site oficial atualiza diariamente os números da Covid-19 no município. A informação pode ser acessada livremente em https://www.prefeiturademossoro.com.br/coronavirus/ 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *