Covid-19: Governo abre mais seis leitos de UTIs no Hospital Regional de São Paulo do Potengi

Dentro do Plano Estadual de Contingência para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, o Governo do Estado continua ampliando a oferta de leitos à população. Nesta quarta-feira, 12, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) coloca em funcionamento mais seis leitos de UTI no Hospital Regional de São Paulo do Potengi, município sede da V Regional de Saúde. Esta unidade já tinha 6 leitos clínicos, sendo 2 de estabilização, para tratamento da Covid.

Ainda para assegurar melhor assistência à população, o Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos, que ganhou 8 novas UTIs ontem, terá mais 4 UTIs instaladas até a próxima sexta-feira, 14. Em Assu, o Hospital Regional também vai contar com novas UTIs até o início da próxima semana, informou a subsecretária de planejamento e gestão da Sesap, Maura Sobreira, na entrevista coletiva de atualização de dados e prestação de contas das ações do Governo do RN no enfrentamento à pandemia.

“Todo este trabalho envolve um grande esforço para garantir atenção aos pacientes. O nosso Plano Estadual de Contingência passa por constantes atualizações. O Governo ampliou a capacidade instalada na rede pública de saúde e firmou parcerias importante como a que permitiu o sistema Regula RN, que permite a atualização dos dados da pandemia e a ocupação de leitos a cada 5 minutos. Isto é feito em conjunto com os especialistas do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do Hospital Onofre Lopes da UFRN”, destacou Maura Sobreira.

A subsecretária de planejamento e gestão da Sesap afirmou, ainda, que o impacto da pandemia afeta a saúde e a forma da população se relacionar e viver. “Por isso o Governo RN desenvolve ações intersetoriais através das várias secretarias e órgãos do Estado dentro dos programas RN mais Protegido, RN Mais Unido, RN Mais Saudável, Pacto Pela Vida e RN Chega Junto para atender necessidades e oferecer estratégias para a população superar as dificuldades”. Ela reforçou a necessidade deste período de retomada das atividades econômicas acontecer de forma responsável, e, para isso, é necessário a adesão da população às medidas protetivas, de higiene, uso de máscara e de não aglomeração.

DADOS

Embora os números gerais venham tendo redução, o cenário da Covid no Estado ainda é considerado preocupante. A incidência da doença é crescente na região Seridó, principalmente o município de Jardim de Piranhas, e nas regiões Oeste e Alto Oeste, onde os municípios de Apodi e Areia Branca têm alta incidência e mortalidade.

Nesta quarta-feira, 12, a taxa de ocupação de leitos é de 57,8%. A ocupação de leitos por região é: Oeste – 67%, Pau dos Ferros – 63%, Seridó – 63% e Metropolitana de Natal – 54% (as unidades hospitalares em Natal e municípios vizinhos dispõem de 177 leitos Covid).  A fila de regulação tem 2 pacientes para leitos críticos, 3 para leitos clínicos e 8 aguardando transporte sanitário.

Os casos confirmados são 56.572, suspeitos 20.094 (aguardam resultados de exame laboratorial) descartados, óbitos 2.017 (2 nas últimas 24 horas) e 313 óbitos em investigação (aguardando resultado de exames laboratoriais).

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *