Com a chegada da seca, o clima fica mais quente e propício às ocorrências de incêndios florestais, bem como o aumento envolvendo capturas de enxames de insetos em vários municípios do Rio Grande do Norte. Dessa forma, com objetivo de conscientizar a população e intensificar o combate a incêndios florestais durante este período, o Corpo de Bombeiros Militar do RN lançou a Operação Abrace o Meio Ambiente (AMA), que está inserida no Plano Estadual de Prevenção Ambiental e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais, em parceria com instituições estaduais e municipais que também atuam na defesa da fauna e da flora. A abertura aconteceu, nesta quarta-feira (01), em uma apresentação no Quartel do Comando Geral do CBMRN, em Natal.
Representando o comandante-geral coronel Luiz Monteiro Júnior, o subcomandante-geral, coronel Josenildo Acioli, presidiu o encontro e depois acompanhou autoridades civis e militares para uma apresentação sobre equipamentos de combate a incêndio e manejo com abelhas. “É nesta época do ano que o Corpo de Bombeiros se preocupa ainda mais com ações de proteção ambiental em virtude do aumento da temperatura e consequentemente o maior surgimento de incêndios em áreas de vegetação. A nossa força-tarefa que acontece todos os anos consiste em intensificar as ações contra incêndios florestais e atuar em ocorrências que envolve enxames de insetos por meio de investimento em equipamentos de proteção individual, viaturas operacionais e outras estruturas necessárias para reforçar o trabalho de prevenção e combate”, disse o coronel.
Segundo o subcomandante-geral, no ano passado, houve 1.767 ocorrências atendidas de incêndios florestais. Esse tipo de incêndio, de acordo com o CBM, é a propagação do fogo em áreas florestais e de savana (cerrados e caatingas), que normalmente ocorre com constância e intensidade no período de estiagem acompanhado da redução da umidade ambiental. Além disso, a ocorrência pode ser tanto provocado pelo homem ou por causa natural. Neste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do RN investiu mais de 4 milhões de reais entre equipamentos e viaturas de combate a incêndios.
Ainda segundo o coronel Josenildo Acioli, nos casos em que a população perceber que alguém está colocando fogo em alguma área, deve ligar para a Polícia Militar no número 190 e realizar a denúncia, pois trata-se de crime ambiental. Já em caso de ocorrências de incêndio o telefone dos bombeiros é o 193.
Na apresentação realizada pelo tenente Vitor Hugo que deflagrou oficialmente a Operação Ama 2021, estiveram presentes o subcomandante-geral do CBMRN, coronel Josenildo Acioli; o bombeiro militar e Coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Marcos de Carvalho; o coronel Santos Lima, atualmente no ITEP; o Diretor de Engenharia e Operações do CBMRN, tenente-coronel Jerbes Lucena; o Perito Criminal Elson Gonçalves; a subcoordenadora de Meio Ambiente, Cleide Campos; a subcoordenadora de Planejamento e Educação Ambiental do IDEMA, Iracy Wanderley; e a Pesquisadora da SEMARH, Virginia Paixão.
Dicas de prevenção
• Nunca usar fogo para limpeza de terreno ou de plantação;
• Nunca jogue resto de cigarro ainda acesso em locais onde haja vegetação;
• Próximo as estradas e terrenos, o ideal é providenciar uma aceiro para evitar a propagação de um possível incêndio nas proximidades;
• Em caso de emergência, ligue 193.