Com nova unidade, Prefeitura amplia capacidade de acolhimento de adultos em situação de rua

Um lugar digno para acomodação temporária na modalidade de atendimento 24h, para adultos vulneráveis que não tem um lar para onde ir. Assim é a nova Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias em Situação de Rua da prefeitura de Natal, inaugurada nesta terça-feira (29) pelo prefeito Álvaro Dias e pelo titular da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Semtas), Adjuto Dias. A abertura das atividades contou com a presença da promotora de Justiça e Cidadania, Danielle Veras, dos secretários, além da equipe técnica do centro e funcionários do município.

Com capacidade para acolher 50 pessoas, a estrutura foi transferida para duas residências localizadas na Rua Olinto Meira. No local, o usuário tem disponível material para o autocuidado, dormitório e quatro refeições diárias, além de lanche no final da noite. Atende homens e mulheres entre 18 e 59 anos, além de suas famílias, quando necessário. O espaço se soma ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop) e Albergue Municipal, ampliando para três unidades com capacidade de acolhimento para 220 adultos.

O prefeito Álvaro Dias enfatizou a necessidade de ampliação dessa capacidade de acolhimento para fazer frente aos impactos socioeconômicos causados pela pandemia. “São ações que se complementam, como banco de alimentos e os centros de empreendedorismo”, disse o gestor. “Sabemos que no Brasil existem milhões de pessoas que perderam sua condição de moradia e não conseguem se alimentar condignamente ou não têm acesso a qualquer alimento. Essa realidade também se aplica a Natal. E oferecer um lugar digno para esta população é um dever do poder público”.

Adjuto Dias, secretário da Semtas, lembrou que este foi o primeiro desafio da pandemia. “As pessoas perderam seu lar e muitas vieram do interior do estado para viver nas ruas, percebemos de imediato o aumento de pessoas vulneráveis. Agora estamos duplicando a capacidade de atender as pessoas que estão morando na rua”, disse Adjuto Dias. Ele ressalta que o momento é avançar nesse acolhimento de forma integral. “O que está vindo para cá, incluindo toda a equipe, é a unidade que funcionava na av. Princesa Isabel. A unidade precisava de um espaço maior e com equipamentos adequados para atendermos as demandas. E o que vai para lá é o atendimento noturno. Então é realmente um avanço nesse trabalho social”, completou.

ESTRUTURA

O centro possui dormitórios feminino e masculino com beliches, refeitório, sala de estudos, camas hospitalares para condições especiais e banheiros com acessibilidade. Os usuários da unidade contam com equipe multidisciplinar, coordenação, assistente social, psicólogos, educadores sociais, orientadores, cuidadores,  que atuam para fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Além de assistentes administrativos e equipe de apoio formada por porteiros, vigias, auxiliar de serviços gerais, auxiliares de cozinha e cozinheiros. São realizados atendimentos psicossociais e acesso a outros serviços, como serviços de saúde, educação, cursos profissionalizantes e empregabilidade, benefícios eventuais, esporte, lazer e cultura dentre outros.

A principal porta de entrada para as unidades de acolhimento é Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop) da cidade. Este é um serviço da Semtas que oferece orientação jurídica,  atendimento Psicossocial, garantia de direitos, no período de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e com direito a café da manhã, almoço e lanche.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *