Com foco na segunda dose, RN terá novo “Dia D” de vacinação neste sábado

O avanço na vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte é uma das principais pautas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Para discutir estratégias e traçar planos sobre, reuniram-se na tarde desta quarta-feira (25) membros da equipe técnica da Sesap, representantes do Conselho Estadual de Saúde (CES) e membros de conselhos municipais de saúde de todas as regiões do estado.

O grupo discutiu as medidas necessárias para que a campanha de vacinação ande com rapidez tanto na ampliação da cobertura com a primeira dose, quanto no trabalho para completar o esquema de imunização com a segunda aplicação. De acordo com o levantamento mais recente da plataforma RN+ Vacina, são mais de 59 mil potiguares que já estão dentro do prazo e não tomaram a segunda dose.

“Apresentamos ideias e estratégias que serão importantes para que a proteção contra a Covid-19 aumente no nosso estado. Os conselhos municipais são importantes nesse esforço, foi um momento importante de interação e parceria”, afirmou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Kelly Lima.

A atuação dos conselhos de saúde na ponta do serviço, junto à população, foi destacada na reunião. “São os conselheiros que conhecem as pessoas, que estão nas unidades de saúde e podem fazer esse trabalho junto à população, lembrando da necessidade de completar o esquema vacinal”, ressaltou a presidente do CES, Aldenisia Albuquerque.

Dentre as medidas previstas no esforço da campanha de vacinação, a Sesap vai apoiar junto aos municípios, no próximo sábado (28), a realização de mais um Dia D, com foco especial na aplicação da segunda dose.

Até o momento, pouco mais de 30% da população acima dos 18 anos do RN está totalmente vacinada. E cerca de 75% tomaram ao menos a primeira dose.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *