Cinema itinerante movido a energia solar realiza sessões gratuitas em nove cidades do RN; confira programação

Foto: Divulgação

O Cinesolar, um projeto itinerante e gratuito de cinema ao ar livre, cujas projeções são movidas à energia solar, vai circular por nove cidades do RN a partir desta quinta (28).

A primeira exibição acontece em Goianinha nesta quinta e segue por Natal (29/07), Monte Alegre (30/07), Ceará-Mirim (01/08), Vera Cruz (02/08), Lagoa de Pedras (03/08), São Miguel do Gostoso (04 e 05/08), Alexandria (08/08) e Tenente Ananias (09/08).

Serão exibidos curtas-metragens brasileiros e filmes como ‘Cine Holliúdy’, ‘O Auto da Compadecida’ e ‘Rio 2’.

O projeto Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido à energia limpa e renovável. Lançado em 2013, o projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura.

Oficinema

Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza diversas oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, e difundem práticas sustentáveis para o dia a dia, desde a separação dos lixos à reutilização de materiais recicláveis. Pelo Circuito Meta serão 27 oficinas.

Nas cidades de Goianinha, Natal, Vera Cruz, Lagoa de Pedras, São Miguel do Gostoso e Alexandria, o projeto contempla a Oficinema Solar, que utiliza a linguagem audiovisual e jogos cooperativos, com crianças e jovens estudantes da rede pública.

No encontro são abordados temas da permacultura, agroecologia, bioconstrução e a Carta da Terra, além dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Todas as ações são gravadas, um filme é produzido com os participantes, editado no mesmo dia pela equipe do CineSolar e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema à noite para a comunidade local.

G1RN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

7 + nove =