Chuva alaga ruas, invade casas e causa transtornos na Grande Natal

Emparn aponta que choveu 136 milímetros em Parnamirim, 129 mm em Extremoz e 103 mm em Natal até 7h deste domingo (6).

As fortes chuvas entre a noite de sábado (5) e a manhã deste domingo (6) causaram transtornos e alagamentos em várias regiões de Natal e da Região Metropolitana.

Ruas e casas foram invadidas pela grande quantidade de água que caiu principalmente durante a madrugada. Estruturas também chegaram a desabar, como na Avenida Mário Negócio em que se abriu uma cratera na rua.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), três cidades da Grande Natal registraram acumulados de chuvas acima de 100 milímetros até o boletim das 7h deste domingo:

  • Parnamirim – 136 mm
  • Extremoz – 129 mm
  • Natal – 103 mm

Transtornos

Em vários pontos da Região Metropolitana de Natal a chuva provocou estragos nas ruas, com alagamentos, e também chegou a invadir casas.

Na Avenida Mario Negócio, nas Quintas, na Zona Oeste de Natal, uma cratera abriu na pista, bem próximo a residências no local.

O Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, também sofreu com alagamentos, inclusive na parte interna do prédio. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) disse “a água das ruas no entorno do hospital desaguou na entrada da unidade, alagando os corredores,  estacionamento e parte das instalações” e que “imediatamente as equipes de manutenção e de limpeza foram acionadas, contornando a situação sem prejuízo aos pacientes”.

A Sesap ainda afirmou que o hospital” foi construído há 38 anos numa parte baixa do bairro, sem escoamento. E, no decorrer dos anos, já foram feitas várias intervenções para minimizar o peso da água”.

Entre as ações, estão elevação dos níveis dos portões da recepção e da entrada das duas guaritas e barreiras de terra ao redor dos muros. “No entanto, quando a chuva é forte e duradora ocorre situações como a desta madrugada”, reforçou a nota.

Alguns carros também ficaram sem conseguir passar em algumas ruas em função da quantidade de água. Na Rua dos Imigrantes, em Pajuçara, Zona Norte de Natal, um veículo parado foi arrastado e ficou atolado após a areia se acumular na rua após a chuva forte.

Uma parte do muro do colégio Marista, no Tirol, também desabou em função das fortes chuvas. Em nota, a escola disse que “providenciou a limpeza do local e deu início à reconstrução da área atingida. Não houve feridos e as aulas seguem normais nesta segunda (7)”.

Na Zona Norte também, moradores relataram que lagoas de captação transbordaram o que complicou ainda mais a situação, deixando as ruas próximas com alto nível de água. Entre os trechos que mais sofreram com a situação está o loteamento José Sarney. Moradores saíram das casas ainda na madrugada e início da manhã para tentar contornar a situação.

Chuva intensa

Segundo a Emparn, em 90 dos 293 postos de monitoramento distribuídos no estado houve precipitação.

“O período chuvoso se iniciou no RN. Associado a ZCIT [ Zona de Convergência Intertropical], a temperatura do oceano Atlântico está 1,5° acima do normal o que aumenta a umidade, sobretudo no período na noite com a influência da brisa, favorecendo a maiores volumes no território do litoral”, explicou o chefe da unidade de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

O meteorologista explicou ainda que o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem) registrou volumes acima de 250 mm em alguns bairros de Natal, mas isso tem relação com o Rio Potengi.

“Esse acumulado é resultado da influência da proximidade ao Rio Potengi, especialmente em bairros como Cidade Alta e arredores, por estarem localizados num corredor onde ocorre umidade em níveis mais altos”.

FONTE: G1/RN

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *