Central de Doações passa a receber donativos de empresas

Para evitar mais efeitos colaterais provocados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) nas camadas sociais mais vulneráveis, o Governo do RN montou uma Central e toda uma logística para receber doações em grande volume de pessoas jurídicas. E a partir da próxima semana terá início o funcionamento da Central de Doações por pessoas físicas.
 
As doações por pessoas jurídicas podem ser realizadas diretamente na Escola de Governo do RN (Centro Administrativo), das 8h às 17h. A equipe do Governo também pode providenciar o recebimento do material no estabelecimento da empresa, caso requisitado. O contato para efetivação das doações pode ser feito pelo telefone: (84) 98146-5124.
 
Em relação às doações por pessoas físicas, o Estado, em parceria com o Ministério Público Estadual e a Associação dos Supermercados do RN (Assurn), está nas tratativas das ações a fim de evitar aglomerações e facilitar a doação, a coleta e a distribuição dos produtos. Poderão ser doadas cestas básicas montadas ou a granel, além de materiais de higiene e hospitalares.
 
As doações podem ser feitas em supermercados e atacadistas. A lista será disponibilizada nos próximos dias pela imprensa e redes sociais do Governo do RN. Os materiais doados receberão cuidados para desinfecção, armazenamento e condicionamento. A Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), em contato com assistências sociais dos municípios, também indicará postos de doações. A Defesa Civil fará a distribuição na capital e no interior.
 
Para dar mais transparência ao processo, a Controladoria Geral do Estado, responsável pela coordenação da Central de Doações, reservou uma área dentro do Portal da Transparência para reportar todos os registros de entrada e saída de doações, com respectivos volumes e locais de entrega. 
 
A Control organizou, na tarde desta quarta-feira (1), uma videoconferência com a governadora Fátima Bezerra, a secretária da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Iris Oliveira, representantes da rede de supermercados, do Ministério Público Estadual, da Seturn e da Cruz Vermelha. Na ocasião, a promotora Ana Ximenez informou a cessão de dois caminhões com motoristas para distribuição das doações, além de seis servidores experientes em almoxarifado. O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn) se dispôs a contribuir através do projeto “Busão da Solidariedade”, com a disponibilização de ônibus para fazer a entrega das doações.

Nesta sexta-feira (3) será realizada nova reunião para definir os últimos detalhes de logística e a identidade da campanha de doações para o início da Central de Doações para pessoas físicas.
 
SAIBA MAIS
 
O Governo criou por meio do Decreto nº 29.565, de 25 de março de 2020, a Central de Controle de Recebimento e Distribuição de Doações de Insumos e Bens destinados ao enfrentamento e amenização dos impactos da Calamidade Pública decorrente do novo Coronavírus (COVID-19).

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *