Centenas de diabéticos formam fila em busca por insulina em centro clínico de Natal

Centenas de diabéticos formaram uma fila no centro clínico do bairro da Ribeira, na Zona Leste de Natal, para receber insulina pelo Prosus.

Pelo menos desde dezembro de 2021, o medicamento distribuído gratuitamente pelo município estava em falta.

Um lote com mil “canetas” de insulina chegou à capital nesta quarta-feira (16) e foi totalmente distribuído. Porém, na manhã desta quinta (17), o centro clínico distribuía mais mil fichas por causa da previsão da chegada de um novo lote.

A aposentada Maria Alves chegou à unidade às 4h, porém ainda estava na fila na expectativa por volta das 8h.

“Ninguém diz o dia, ninguém diz a hora que vai ter, chegou ontem, já acabou. Desde 4h estou aqui. Eu ganho um salário mínimo, estou tomando outra insulina que não era que era para eu tomar. Estou pagando insulina deixando de comprar o gás”, disse. “A gente paga imposto. Não era para passar por isso”, reclamou.

No início do ano, ao tratar sobre o assunto, o município informou que estava no processo de licitação para compra dos produtos.

O Prosus é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, totalmente subsidiado pelo município, no qual a população recebe determinados medicamentos de forma gratuita. Até 2020, o programa contava com uma média mensal de 1.400 pacientes. Mais da metade eram pacientes de diabetes que precisam de insulina

FONTE: G1RN

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *