Campêlo: Saúde focou no tratamento precoce mesmo com crise no AM

O ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campêlo afirmou, nesta terça-feira (15/6), à CPI da Covid no Senado que a visita da secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro a Manaus em janeiro deste ano, dias antes do colapso sanitário na cidade, deu ênfase ao tratamento precoce e ao aplicativo TrateCov. 

Segundo Campêlo, a visita de Mayra teve foco na divulgação do tratamento precoce, com drogas sem comprovação de eficácia para tratamento da Covid-19. 

“Ela [Mayra Pinheiro] falava dos medicamentos para esse tratamento, apresentando 150 teses a respeito deste tema. Ela recomendou que fizesse, que adotasse essa sistemática, mas que iria trabalhar a atenção primária”, disse o ex-secretário à CPI da Covid. 

Antes, Campêlo destacou a “ênfase” da secretária quanto à distribuição do Kit Covid na capital amazonense. “Vimos uma ênfase da doutora Mayra Pinheiro em relação ao tratamento precoce. Relatando um novo sistema que poderia ser utilizado e que seria apresentado oportunamente. Chamava-se TrateCov”, disse. 

“A viagem da doutora Mayra se deu mais com ênfase na atenção primária, ou seja, as reuniões eram mais para trabalhar com as prefeituras, e a Prefeitura de Manaus, àquela época, estava com uma nova gestão, a gestão tinha acabado de assumir, com muitas dificuldades na gestão, inclusive faltava medicamento para suas UBS [Unidade Básica de Saúde]. Inclusive, muitas estavam fechadas”, acrescentou. 

Em depoimento à CPI, Mayra disse que a pasta nunca recomendou medicamentos sem comprovação de eficácia e teria apenas estabelecido doses seguras das drogas para o tratamento da Covid-19. 

Crise do oxigênio 

Campêlo informou aos senadores que avisou o governo federal sobre a falta de oxigênio para tratar pacientes da Covid-19 no município na noite do dia 7 de janeiro. 

Em depoimento à CPI, Pazuello informou ter ficado sabendo da crise no estado somente no dia 10 de janeiro. A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação, Mayra Pinheiro, confirmou a informação de Campêlo e indicou que o ministro foi informado sobre os problemas dois dias antes, em 8 de janeiro. 

“Fiz ligação para o ministro Pazuello no dia 7 de janeiro explicando necessidade de trazer oxigênio, a pedido da White Martins. No dia 9 de janeiro, enviamos diariamente ofício ao Ministério da Saúde pedindo apoio em relação oxigênio”, contou. 

A CPI da Covid tem o objetivo de investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com o desabastecimento de oxigênio hospitalar, além de apurar possíveis irregularidades em repasses federais a estados e municípios. 

FONTE: METRÓPOLES 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *