Banda de música da PMRN completa 135 anos de história e cultura

Nesta quarta-feira (16), a Banda de Música da Polícia Militar do Rio Grande do Norte completou 135 anos desde a sua criação na instituição militar estadual.

Criada pela Lei n° 982, de 16 de junho de 1886, a Banda de Música do então Batalhão de Segurança foi instituída com apenas dez instrumentalistas, executando repertórios voltados especificamente para a corporação. Com o passar dos anos, a Banda de Música foi ampliando seu efetivo e, em 1898, contava com 10 Soldados Primeira Classe e 10 Soldados Segunda Classe, além de um Mestre e Contramestre.

A história da Banda de Música reúne nomes de renome internacional, como o do Maestro italiano Luigi Maria Smido, que foi contratado para servir como ensaiador e Regente da Banda de Música em setembro de 1903, tendo sido dispensado em julho de 1904.

Outro nome importante da cultura brasileira que fez parte da Banda de Música da PMRN foi o de Antônio Pedro Dantas, o “Tonheca Dantas”, compositor da Valsa Royal Cinema, composta para um cinema da cidade de Natal, tendo sido tocada pela Rádio BBC de Londres, durante a Segunda Guerra Mundial. “Tonheca Dantas”, passou a integrar a Banda de Música da Polícia Militar no ano de 1898 como Maestro. Função esta que exerceu nos três anos seguintes. Sua importância na história da Banda da PMRN foi reconhecida com a institucionalização da Medalha Potiguar do Mérito Musical Tonheca Dantas, destinada a premiar militares do RN e de outras corporações, em especial integrantes de Bandas de Música, que tenham se destacado pelo excelente desempenho profissional, irrepreensível conduta civil e militar ou em serviços musicais prestados ao sistema de segurança pública.

Em sua trajetória, a Banda de Música da Polícia Militar do RN participou de concertos marcantes, como o ocorrido na noite de 07 de setembro de 1922, no Teatro Carlos Gomes, atualmente Teatro Alberto Maranhão, como parte das comemorações alusivas ao centenário da Independência do Brasil.

Atualmente, a Banda de Música, aos seus 135 anos, é regida pelo 1° Tenente Frankelland Mota de Azevedo e conta com homens abnegados que levam a música não apenas para a Polícia Militar, mas para toda a sociedade, participando de projetos sociais junto a lares de idosos e entidades civis.

A Banda Música da PMRN é Patrimônio Cultural do Município de Natal e Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *