O pagamento do auxílio emergencial voltou na terça-feira (6) para nascidos em janeiro. Enquanto isso, muitos beneficiários alegam atraso na aprovação do benefício que continua “em processamento” no aplicativo do Caixa Tem.
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, negou que seja responsabilidade do banco, uma vez que os dados são enviados para o Dataprev, e depois para o banco. Segundo a Caixa, são mais de 2,4 milhões de pessoas nascidas em janeiro.
Segundo o G1, o Ministério da Cidadania alegou que o status “em processamento” indica que o requerimento “está passando por uma nova avaliação, realizada a partir das informações mais recentes disponíveis nas bases de dados governamentais”.
Ou seja, a situação significa apenas um atraso na aprovação, e o beneficiário pode receber o benefício ainda. A demora se deve ao aumento do número de requisitos para enquadramento no programa.
Ainda segundo o Ministério, nos casos em que a aprovação acontecer após a data em que estava programado o pagamento da primeira parcela para aquele beneficiário, o recurso será pago após a conclusão do processo.
FONTE: G1/PORTAL IG ECONOMIA