Com barras de ferro, internos promovem quebra-quebra na unidade, mas têm fuga impedida.
Adolescentes infratores realizaram um motim na tarde desta terça-feira (7), no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Pitimbu, localizado em Parnamirim, na Grande Natal. Com barras de ferro, os internos promoveram um quebra-quebra na unidade, mas nenhum deles conseguiu fugir.
De acordo com os agentes educadores, os adolescentes estavam em duas salas de aula – cinco internos em cada. Eles pegaram as barras de ferro dos cobogós e das cadeiras, além de pedaços de madeira, e conseguiram arrombar as grades das salas e o portão principal da unidade.
Os agentes educadores pediram a ajuda aos policiais penais da Penitenciária Estadual de Parnamirim, e conseguiram conter o motim, que durou uma hora e meia, sendo controlado às 17h30.
Além das salas de aula, a biblioteca e a sala dos instrumentos também foram depredadas – livros jogados ao chão e armários derrubados.
Outros casos
Em novembro, os adolescentes infratores fizeram um funcionário refém na unidade. O funcionário foi libertado, sem ferimentos, depois de negociação entre agentes educadores, policiais militares e os adolescentes após quase cinco horas como refém.
Na oportunidade, eles renderam o funcionário, que é um educador, com hastes de antenas de uma televisão, que se tornou um objeto parecido a um facão, mas que “não tinha capacidade de força perfurante”, segundo o presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase-RN), Herculano Campos.
O Corpo de Bombeiros também foi acionado naquele dia e a equipe da corporação chegou a entrar na unidade. Houve relato de fogo na parte interna durante o motim.
Em julho deste ano, outra ação foi registrada no Case Pitimbu. Adolescentes de duas facções rivais entraram em conflito entre si, queimaram colchões e quebraram celas no Case Pitimbu durante um princípio de rebelião.
O movimento foi controlado apenas na conversa com os policiais. Não houve feridos, reféns e nem fugas registradas.
FONTE: G1/RN