8ª Mostra de Cinema de Gostoso prorroga inscrições até 10 de outubro

As inscrições para a 8ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso, evento que acontece anualmente no município de São Miguel do Gostoso, no litoral Norte do Rio Grande do Norte, foram prorrogadas até o dia 10 de outubro.

Podem ser inscritos longas e curtas-metragens brasileiros de todos os gêneros (ficção, documentário e animação), desde que tenham sido finalizados a partir de 2020, de forma gratuita.

As inscrições devem ser feitas no site do festival.

A organização planeja retomar o formato presencial com a 8ª edição da Mostra, que acontece de 26 a 30 de novembro deste ano. A edição anterior do festival aconteceu virtualmente, por conta da pandemia da Covid.

O palco principal da mostra é a sala ao ar livre montada na Praia do Maceió, onde acontecem as sessões da “Mostra Competitiva”, com ampla participação da comunidade local.

O local conta com 600 cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e som 5.1. A sala propicia uma experiência imersiva como a de uma sala de cinema de alta tecnologia.

A mostra dura cinco dias, em que o público pode assistir a recentes lançamentos cinematográficos brasileiros. Serão exibidos filmes de todo o país, entre as mostras Competitiva, Panorama, Infantil, além de sessões especiais.

Segundo a organização, todas as medidas de segurança serão tomadas para adequação às restrições sanitárias vigentes devido a pandemia da Covid-19.

Mostras e programação

Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Troféu Cascudo, em homenagem ao folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem.

Também será concedido o Troféu da Crítica, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes à Mostra.

Além disso, no evento anualmente são realizados debates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos e um seminário sobre o mercado audiovisual. Toda a programação é gratuita.

Também consta na programação também a 3ª edição do Gostoso Lab, laboratório para projetos de longa-metragem da região Nordeste em fase de desenvolvimento.

Cursos de formação

A Mostra de Cinema de Gostoso também se notabilizou nos últimos anos por mobilizar moradores da cidade, que participam ativamente do evento e que passaram a ter um contato mais próximo com a produção cultural de outras regiões do país.

Antes do início da Mostra, serão oferecidos cursos de formação técnica e audiovisual para jovens de São Miguel do Gostoso. Desde 2013, foram ministradas 47 oficinas e produzidos 20 curtas-metragens, todos exibidos nas edições passadas da Mostra e em diversos festivais no país e no exterior.

Como resultado dessa experiência, o grupo de alunos criou em 2015 o Coletivo Nós do Audiovisual, com o objetivo de ampliar as possibilidades de realização de novos projetos, de forma autônoma, apontando para a profissionalização no setor audiovisual do estado.

*G1RN

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *