Por proposição da vereadora Camila Araújo (União Brasil), a Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene, nesta quarta-feira (30), para celebrar o aniversário de 507 anos da Reforma Protestante e fazer a entrega da Comenda Martinho Lutero aos pastores e personalidades de destaque da comunidade evangélica na capital potiguar. Durante a solenidade, as galerias do Legislativo natalense ficaram repletas de autoridades políticas, lideranças religiosas, familiares e amigos dos homenageados.
A Reforma Protestante ocorreu na Europa em 31 de outubro de 1517 e resultou na divisão do Cristianismo no Ocidente. Esse movimento foi liderado por Martinho Lutero e outros reformadores, que questionaram e criticaram práticas e doutrinas da Igreja Católica. Assim, surgiram novas ramificações do cristianismo, tais como o luteranismo, o calvinismo e o anglicanismo, que se separaram da autoridade papal e adotaram uma abordagem mais aprofundada na Bíblia.
O presidente da Casa, vereador Eriko Jácome (PP), ressaltou a relevância dos evangélicos para o Brasil. “A Igreja Evangélica tem desempenhado um papel fundamental na área social, desenvolvendo projetos que visam ajudar os mais necessitados. Muitas igrejas mantêm programas de assistência, oferecendo alimentos, roupas, abrigo e apoio emocional para pessoas em situação de vulnerabilidade. Também tem uma presença significativa na área educacional, sustentando escolas e universidades que oferecem ensino de qualidade, aliado a valores religiosos. Enquanto isso, a música gospel tem conquistado cada vez mais espaço no cenário musical brasileiro”.
Ao fazer uso da palavra, a vereadora Camila Araújo falou sobre a representatividade da homenagem aos protestantes de Natal. “Já é o quarto ano que tenho a oportunidade de promover este ato solene na Câmara Municipal que hoje comemora mais de meio milênio da Reforma Protestante colocando em destaque homens e mulheres que se dedicam ao ensino do Evangelho de Jesus Cristo”, disse ela, informando que a reforma nasceu a partir da defesa de um cristianismo à luz da Bíblia. “O impacto daquele acontecimento histórico não para de ecoar em nossa sociedade, basta notar a força do movimento evangélico que cresce a cada dia”, completou.
De acordo com o pastor Samuel Souto, a Reforma Protestante trouxe ao mundo uma nova compreensão do exercício da fé e da religião, sendo uma ruptura do sistema religioso da época. “Momento de reflexão e renovação do compromisso cristão com a paz e a justiça. A lembrança da história é importante para tirarmos lições preciosas, pois o inconformismo de Lutero o levou a fazer mudanças. O movimento reformista originou o Protestantismo, segmento da religião cristã com grande força em todo o mundo”.
Entre as personalidades homenageadas com a Comenda Martinho Lutero, estava Auxiliadora Luna de Souza, secretária-geral do Departamento Feminino da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (IEADERN), que desenvolve eventos, círculos de oração, estudos bíblicos e apoio espiritual para as mulheres da congregação. “É uma alegria imensa receber esta honraria da Câmara Municipal porque significa o reconhecimento do povo da nossa cidade”, declarou.
Na ocasião, ainda foi feita a entrega do Título de Cidadão Natalense ao Pastor Bruno Rodrigues, que nasceu na cidade de Macau (RN) e desde os 13 anos de idade participa da Igreja Assembleia de Deus. “Quando me converti ainda era muito novo e não entendia bem o que aquela decisão significava, até viver uma experiência com Deus. Tenho no evangelho a base da minha vida. Olhando para o exemplo de Jesus, pude reunir forças para desenvolver um trabalho por duas décadas, não só como pastor de tempo integral, mas também como palestrante e líder da juventude da nossa igreja. Então, a concessão da cidadania mostra que temos plantado amor nos corações natalenses, o que me deixa feliz”.