O vereador Eribaldo Medeiros (REDE) destacou um aumento significativo no número de pessoas em situação de vulnerabilidade em Natal. Ele afirmou que, atualmente, cerca de 2 mil pessoas estão vivendo nas ruas da capital potiguar. Durante uma sessão na Câmara Municipal, ocorrida na quarta-feira, dia 27, Medeiros mencionou que diversos edifícios, incluindo o depósito da Receita Federal, foram invadidos na região da Ribeira.
Medeiros defendeu a necessidade de uma abordagem mais proativa e até coercitiva para retirar essas pessoas das ruas e fornecer tratamento adequado. Ele enfatizou a importância de capacitar essas pessoas para que possam ingressar no mercado de trabalho, alertando que, sem essas medidas, a violência em Natal poderá aumentar.
“Nós sabemos que existem as questões desses moradores que são viciados em drogas, outros por causa de desilusão amorosa, outros porque foram expulsos das próprias residências. Então o problema é grave e será um desafio para a próxima legislatura. É preciso que haja política pública voltada para essas pessoas. É preciso recolher essas pessoas”, disse o vereador.
O vereador também chamou a atenção para o crescente problema de furtos de fios, que ele associa ao consumo de drogas. Ele citou como exemplo uma rua nas Rocas, onde a fiação foi roubada três vezes, apesar dos esforços para melhorar a iluminação local. Medeiros expressou sua frustração com a situação, mencionando os constantes custos com reposição de fiação, que chegam a quase R$ 5 mil.
Ele apelou para uma ação conjunta dos poderes Legislativo, Executivo Municipal e Federal, bem como da SEMTAS (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social), para implementar programas que vão além de fornecer abrigo, mas que também foquem em tratamento e capacitação. Medeiros acredita que somente com uma força-tarefa coordenada será possível reverter este cenário crítico.