Turismo do Rio Grande do Norte é ouro na Olimpíada de Paris

A partir desta sexta-feira, 26, até o dia 11 de agosto, o Rio Grande do Norte terá um espaço cativo no Parc La Villette, onde são esperados 15 milhões de turistas, como um dos cinco estados brasileiros com presença garantida na Casa Brasil em Paris durante os Jogos Olímpicos de 2024. E não vai faltar música, esportes, cultura, dança e gastronomia do Brasil.

No sábado, 27, a Embratur lançará uma nova campanha na Casa Brasil, quando novamente o Rio Grande do Norte será destaque. “O fato de o RN ser um dos cinco estados escolhidos da campanha EUROPA a ser lançada neste sábado na Casa Brasil, já é uma medalha de ouro para o destino potiguar”, comemora o diretor-presidente da Emprotur RN, Raoni Fernandes.

“Isso é fruto da nossa estratégia de promoção do destino no mercado internacional e que nos colocaram entre os cinco destinos brasileiros, tanto na Casa Brasil quanto na campanha para se chegar a esse fabuloso resultado”, acrescenta. Decorada com motivos de Sol e Praia, a instalação do Rio Grande do Norte dividirá espaço com a do Ceará como os dois únicos representantes da região Nordeste do Brasil.

No local, um filme exibido em painel vertical vai mostrar as belezas naturais de Natal e Pipa, as dunas de Búzios, o Geoparque Seridó, o Geossítio Xiquexique, e o município de Timbaúba dos Batistas, onde uma estilista convidada apresentará o trabalho das bordadeiras do estado.

No espaço, o visitante poderá interagir com uma peça de bordado tradicional e acompanhar uma conversa entre a estilista e uma bordadeira do projeto “Bordadeiras de Timbaúba”. Tudo para apresentar ao turista internacional a Casa das Bordadeiras Iracema Soares.

As artesãs envolvidas, aliás, foram responsáveis pelas jaquetas dos atletas brasileiros na Olimpíada de Paris.

Os uniformes, que incluem jaquetas jeans bordadas com imagens da fauna brasileira como araras, tucanos e onças, foram feitos de forma artesanal por essas talentosas bordadeiras.

Já a parte do kitesurf ficará em um espaço instagramável disposto com os equipamentos necessários para a prática esportiva.

“De quatro em quatro anos o mundo se reúne para celebrar o esporte e o Rio Grande do Norte, berço de importantes atletas, como Ítalo Ferreira, primeiro ouro no surf olímpico, oferece condições ideais para a prática esportiva e o turismo esportivo, como surf, kitesurf, parapente e inúmeras trilhas paradisíacas”, destaca Raoni.

O presidente Embratur, Marcelo Freixo, também comentou a presença do RN em Paris: “Diariamente, milhares de pessoas visitarão a Casa Brasil, e terão essa oportunidade de viver um pouco do deslumbramento que é o estado do Rio Grande do Norte, suas praias, cultura, gastronomia”.

E ACRESCENTA: “É uma oportunidade única promover isso durante a Olimpíada”.

A secretária estadual de Turismo, Solange Portela, também está entusiasmada com a oportunidade única de promover o estado globalmente por meio das Olimpíadas de Paris.

“Estamos felizes em iniciar os Jogos Olímpicos compartilhando um pouco do Rio Grande do Norte com o mundo. Queremos que cada visitante se sinta convidado a explorar nossas praias, nossa culinária e a hospitalidade potiguar”.

A Casa Brasil é uma ação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Compartilhe nas redes sociais