O desafio Turistech também destacou com menção honrosa a Collab entre Emprotur e a Riachuelo com a campanha exclusiva Um Mergulho no Rio Grande do Norte.
O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), é vencedor da premiação Desafio Turistech Brasil, desenvolvida e promovida pelo Ministério do Turismo, em colaboração com o Wakalua Innovation Hub – primeiro polo global de inovação em turismo, SEBRAE, Banco Internacional de Desenvolvimento e a Organização Mundial do Turismo (OMT).
O Sistema de Inteligência do Turismo do Rio Grande do Norte (Sírio), desenvolvido em parceria pelo Governo do Estado, Fecomércio RN e Senac, venceu na categoria Academia, Destinos e Empresas, desbancando outros 350 projetos inscritos de 24 estados do país. O Desafio Turistech Brasil tem como objetivo estimular a inovação do turismo no país, melhorar a competitividade do setor por meio da transformação digital, além de dar visibilidade nacional e internacional aos agentes e líderes da inovação no turismo.
Para o responsável pelo setor de Inteligência da Emprotur, Leonardo Seabra, o prêmio é um reconhecimento do trabalho de excelência realizado pelo Governo do Estado e Emprotur. “O prêmio chega num excelente momento para reconhecimento de todo esforço e trabalho prestado pela equipe do Governo, e em especial da Emprotur, mostrando como é importante estimular ações de planejamento a partir de dados e informações. Esse reconhecimento externo é importante, mostra que estamos no caminho certo”, comemora Seabra.
Marcelo Queiroz, Presidente da Fecomercio, entidade parceira no desenvolvimento do Sírio, avalia que o sistema é uma ferramenta essencial para que o planejamento do turismo do estado ocorra de forma cada vez mais efetiva, especialmente no processo de retomada. “Tomar decisões com base em dados é uma necessidade. Esta plataforma tem permitido ao Rio Grande do Norte a melhor adoção de metodologias, técnicas e ferramentas analíticas para criar novos projetos e elaborar ações estratégicas com maior assertividade. Sabemos o nível de qualidade do trabalho que este grupo formado pela Emprotur, Fecomércio RN e Senac está desenvolvendo”, afirmou.
O desafio Turistech também destacou com menção honrosa a Collab entre Emprotur e a Riachuelo com a campanha exclusiva Um Mergulho no Rio Grande do Norte.
Além do destaque nacional para a iniciativa, o Sirio receberá uma mentoria com especialistas em turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) até março de 2022.
Sobre o Sírio
O Sírio é uma ferramenta on-line aberta ao público e foi desenvolvida com a finalidade de reunir e divulgar fontes, dados, pesquisas e o monitoramento do desempenho do setor turístico do Rio Grande do Norte, além de contribuir com o acompanhamento dos indicadores mais importantes do setor, que serão utilizados para o planejamento das metas de competitividade, sustentabilidade, tendências e estratégias comerciais mais efetivas.
A ferramenta fornece informações analisadas pelo setor de inteligência da Emprotur e Fecomércio RN, que apresentam dados e impressões dos turistas, projeção da malha aérea e o monitoramento do fluxo de passageiros que visitaram o estado. O Rio Grande do Norte é o único estado do nordeste e o terceiro no país a utilizar o projeto de inteligência comercial. A plataforma online, que está disponível no endereço sirio.tur.br, foi desenvolvida em parceria entre a Emprotur, Fecomércio e o apoio do Senac/RN.