Em celebração ao compromisso social e às políticas públicas transformadoras, Natal conquistou reconhecimento nacional ao ser premiada com o 3º lugar na categoria Combate à Desigualdade entre as capitais brasileiras. A premiação ocorreu nesta terça-feira (29), em Brasília, durante a cerimônia do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Em seu discurso, o prefeito Paulinho Freire destacou a importância de políticas públicas que vão além da assistência e promovem autonomia por meio da inclusão produtiva. Ao cumprimentar os demais vencedores da categoria, ele enfatizou que o combate à desigualdade exige um esforço conjunto de geração de oportunidades.
“Programas sociais, como o Bolsa Família, são fundamentais; mas é quando se alia assistência com qualificação, acesso ao crédito e inserção no mercado de trabalho que se muda, de fato, a história de uma sociedade. É por isso que defendemos políticas que fomentem o emprego, o empreendedorismo e a renda, especialmente entre aqueles que mais precisam”, afirmou.
O prefeito também ressaltou o papel do programa Acredita no Primeiro Passo, do Governo Federal, como uma estratégia essencial para transformar realidades: “Facilitar o acesso ao crédito para pequenos empreendedores e famílias é um passo importante para romper o ciclo da pobreza e incentivar projetos sustentáveis que promovam desenvolvimento local”, completou.
Ao lado do prefeito, a secretária Nina Souza ressaltou o papel estratégico da Semtas na construção de políticas de inclusão produtiva e proteção social. Como exemplo, ela citou o mutirão do Cadastro Único, realizado entre os dias 26 e 28 de março, no Ginásio Nélio Dias, que atendeu mais de 6 mil pessoas na Zona Norte de Natal.
“Trabalhamos com responsabilidade e empatia. Cada número representa uma vida alcançada, uma trajetória apoiada. Esta premiação é um símbolo da força coletiva de Natal”, destacou.
A secretária também destacou a realização de um amplo projeto voltado a geração de emprego. “Estamos capacitando pessoas e abrindo condições para que elas tenham crédito e iniciem suas atividades”, disse.
A edição 2025 do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica reconheceu iniciativas com base nos indicadores do IBEM Trabalho (Índice de Bem-Estar no Trabalho), divididos em três categorias: Inserção no Mercado de Trabalho, Empreendedorismo e Fomento e Combate à Desigualdade.
Natal figura entre as cinco capitais com melhor desempenho nacional, reflexo de políticas consistentes voltadas à inclusão, à geração de renda e à melhoria das condições de vida da população inscrita no Cadastro Único.