A Mostra Sesc de Arte e Cultura chegou à sua 16ª edição com o tema “O Boi Pede Passagem”, com foco na cultura popular e nos grupos de tradições potiguares. A programação é totalmente gratuita, tanto na capital, Natal, quanto em cidades do interior do Rio Grande do Norte, como Mossoró, Caicó, Macaíba, Nova Cruz e São Paulo do Potengi. A meta do Serviço Social do Comércio (Sesc RN) é beneficiar mais de 6 mil pessoas.
Ao todo, a programação somará 100 horas de apresentações gratuitas, tornando a Mostra um dos maiores eventos da cultura popular do RN. A ação ainda envolve 30 grupos culturais e 430 artistas das artes cênicas, música, literatura, patrimônio, artes visuais, audiovisual e ações formativas.
A ilustradora Luiza Souza, mais conhecida como “Ilustralu”, afirmou que estava sentindo falta dos eventos presenciais e nesta edição da Mostra Sesc de Arte e Cultura participará como público. De acordo com ela, enquanto escrevia seu quadrinho “Arlindo” – indicado em cinco categorias da CCXP Awards e premiado como melhor quadrinho –, ela buscou referências na Mostra de 2019.
“Uma das partes que acho mais importantes na Mostra fala da cultura de raiz. As pessoas acham que não dá para fazer o link com os quadrinhos, pois tem muita referência de fora, mas dá sim. O quadrinho é a representação da nossa própria cultura e do cotidiano”, lembrou.
Anualmente, a Mostra Sesc de Arte e Cultura acontece entre os meses de agosto e setembro, com objetivo de fomentar e difundir a cultura popular, sobretudo a potiguar. Formada por uma intensa programação, a ação envolve a comunidade e populariza as expressões da cultura popular.
De acordo com o Sesc, um dos destaques desta 16ª edição acontecerá no dia 12 de setembro, a partir das 8h, quando artistas farão uma intervenção urbana de grafite no muro do Sesc Cidade Alta, em Natal, cujo o tema serão os “100 Anos da Semana de Arte Moderna”. A programação completa está disponível no site da entidade (sescrn.com.br).
INVESTIMENTO
Em 2022, o Sesc RN divulgou que investirá cerca de R$ 2 milhões em seu Programa Cultura, atingindo um público de quase 112 mil pessoas, entre janeiro e dezembro, e realizando outros grandes projetos, como: Poti-Cultural, Galeria de Exposição, Ação Sesc Literatura e Circuito Sesc RN de Artes. “Os números são grandiosos e demostram o orgulho que o Sesc tem em proporcionar este momento. A Cultura do RN é muito genuína, linda e forte, e é nosso dever manter viva e dar visibilidade”, informou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
NOVO NOTICIAS