Lou Ottens, inventor da fita cassete, morre aos 94 anos

O engenheiro holandês Lodewijk Frederik Ottens, conhecido como Lou Ottens, faleceu aos 94 anos no último dia 6 de março, de acordo com o jornal “NRC Handelsblad”, da Holanda. 

Ottens foi responsável por comandar o time que inventou a fita cassete e também teve um papel importante na criação do CD. 

A informação foi confirmada por uma de suas filhas, Arine Ottens, ao jornal americano “Washington Post”, na última quarta (10). A causa da morte não foi revelada. 

Ottens começou a trabalhar na Philips em 1952 e foi lá que desenvolveu a a fita cassete. O engenheiro usou um pequeno bloco de madeira até chegar na configuração final do produto. 

A ideia dele era que a fita coubesse no bolso interior de seu casaco. Ela tinha cerca da metade da largura do cartucho de fita RCA, lançada em 1958. 

Em 1963, a primeira fita foi apresentada ao mundo numa feira de eletrônicos em Berlim. 

Participou da criação do CD 

Nos anos 1970, Ottens fez parte de outra criação importante para a música: o CD. Ele trabalhou conjunto com a Sony para que o formato se tornasse um padrão da indústria. 

O engenheiro de aposentou em 1986, mas o espírito de inovação não o deixou. Em entrevista à revista “Time” em 2013, ele disse que sua invenção já era “história” e que gostava “quando algo novo surgia”. 

FONTE: G1 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *