João Maia transformou o PL/RN em um partido gigante que deve dobrar em 2024

O Partido Liberal (PL), possui atualmente a maior bancada de deputados federais no Congresso Nacional com 99 deputados federais, e 12 senadores, sendo o segundo maior partido no Senado Federal. Governa dois Estados: Rio de Janeiro e Santa Catarina; além de 346 prefeituras pelo Brasil, sendo o 6º maior partido em números de comando de prefeituras.

No Rio Grande do Norte, o PL saiu fortalecido nas Eleições 2020. Conseguiu eleger 20 prefeitos, 16 vice-prefeitos e 181 vereadores. A construção dessa base foi fundamental para em 2022 se tornar um dos maiores partidos do RN.

A vitória para o parlamento se deu com quatro (4) deputados estaduais (Terezinha, Coronel Azevedo, Neilton e Wendel Lagartixa, sendo que esse último acabou perdendo a cadeira em razão de um processo movido pelo Ministério Público Eleitoral e julgado em última instância pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE). Fez também a maior bancada de deputados federais da história com 50% das cadeiras (João Maia, Robson Farias, General Girão e Sargento Gonçalves).

Também fez a única cadeira ao Senado Federal em disputa, com o senador Rogério Marinho, e saiu fortalecido, demonstrando a boa condução e articulação política no pleito de 2022.

A liderança da dupla experiente e vencedora, do senador Rogério Marinho e do deputado federal João Maia, possuem novas metas e continuarão construindo caminhos de vitórias para o partido no Rio Grande do Norte.

Em 2024, o PL ocupará mais espaço no cenário nacional, segundo o presidente da legenda Valdemar da Costa Neto. A meta será eleger mil prefeitos nas próximas eleições municipais. O PL praticamente triplicará o número atual de 346 prefeituras.

Na opinião do Professor Josué Moreira, suplente de deputado federal, que liderou o PL na eleição de 2024 em Mossoró, “Chegou a hora de pensar em um caminho seguro para o Rio Grande do Norte”, e o partido no RN deverá seguir a lógica da meta nacional, onde buscará conquistar 60 municípios dos 167 existentes no Estado, ou seja, 36% das prefeituras; atualmente comanda 20 municípios.

No que diz respeito ao município de Mossoró, segundo o professor, a costura política deverá ser pragmática, possivelmente acompanhando os partidos aliados a nível nacional. Ressalta ainda que está trabalhando para arregimentar nomes fortes da direita para disputar cadeiras na Câmara Municipal de Mossoró pelo PL em 2024.

“Estou convicto que o PL ocupará seu espaço, acredito que conquistaremos no mínimo três cadeiras na Câmara Municipal de Mossoró, essa é a meta para 2024”, finalizou Professor Josué Moreira.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *