O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 16 municípios do interior do Rio Grande do Norte. O aviso é válido até 10h desta quarta-feira (6).
O alerta é da cor amarela, ou seja, de “perigo potencial”, o primeiro numa escala de três níveis – os outros são “perigo” e “grande perigo”. Nesse tipo de alerta, as chuvas ficam entre 20 e 30 milímetros por hora e vão até 50 mm/dia. Além disso, os ventos podem correr entre 40-60 km/h.
O Leste potiguar, severamente atingidos por chuvas desde o último sábado (2), não teve municípios no alerta emitido pelo instituto. A região teve chuvas que, em quatro dias, superaram a média esperada para todo o mês de julho. A chuva causou alagamentos, abriu crateras e a água invadiu casas na capital. Moradores perderam tudo com as casas alagadas.
Riscos
O Inmet diz que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não ficar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Caso seja necessário, as pessoas devem entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Veja cidades atingidas
- Alto do Rodrigues
- Areia Branca
- Baraúna
- Caiçara do Norte
- Carnaubais
- Galinhos
- Grossos
- Guamaré
- Jandaíra
- Macau
- Mossoró
- Pedro Avelino
- Pendências
- Porto do Mangue
- Serra do Mel
- Tibau
G1RN