O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), abriu uma seleção com 13 vagas para artesãos, entidades e empreendimentos que queiram participar do 7º Fórum Negócios – Experience 2022.
Do total de vagas, oito são para artesãos individuais que trabalham nas tipologias: madeira, barro, fios, tecidos e fibra (bilro, bordado, junco, sisal e fibra de carnaúba); e cinco para empreendimentos da economia solidária que atuam nos segmentos: confecção, produtos da agricultura familiar, alimentos beneficiados e reciclagem (sabão ecológico e vassouras de garrafas pet).
As inscrições podem ser feitas desta segunda-feira (24) até o dia 4 de novembro de forma presencial na sede do Proarte/Sethas no Sine (Central Candelária, R. Nossa Sra. de Candelária – Candelária, Natal; de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h).
Para se inscrever de forma online, os candidatos devem enviar a ficha de inscrição, a declaração de direito de imagem e os documentos exigidos com o assunto ‘7º Fórum de Negócios – Experience 2022’ para o e-mail [email protected], até as 23h59 do dia 4 de novembro.
O 7º Fórum Negócios acontece nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro deste ano, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.
Divisão das vagas
8 vagas para artesãos individuais por tipologia:
- Artesão madeira – 2;
- Artesãos individuais ou entidades representativas que trabalhem com a tipologia barro – 2;
- Artesãos individuais ou entidades representativas que trabalhem com a tipologia fios e tecidos (bilro e bordado) – 2;
- Artesãos individuais ou entidades representativas que trabalhem com a tipologia fios e fibra (junco, sisal e fibra de carnaúba) – 2.
5 vagas para empreendimentos da economia solidária por segmento:
- Confecção – 2;
- Produtos da agricultura familiar – 1;
- Alimentos beneficiados – 1;
- Reciclagem (sabão ecológico e vassouras de garrafa pet) – 1.
Investimento
De janeiro a outubro de 2022, os editais do Governo do Estado ofereceram uma receita de R$ 381.576,00 na comercialização dos produtos artesanais potiguares aos artesãos, entidades do segmento e empreendimentos de economia solidária em feiras.
De acordo com a subcoordenadora do Proarte, Graça Leal, as feiras dão visibilidade aos profissionais do RN através da venda direta e por encomenda das peças por eles produzidas nas diversas tipologias que representam o artesanato potiguar.