Na manhã desta quarta-feira (17), a governadora Fátima Bezerra acompanhou a posse de George Soares para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Deputado estadual no exercício do quarto mandato, George Soares deixa o Parlamento para assumir a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Tarcísio Costa, em maio deste ano. A posse ocorreu no Plenário do TCE, em Natal, durante Sessão Especial convocada pelo presidente da corte, conselheiro Gilberto Jales.
“O Tribunal de Contas é uma instituição fundamental para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito. A missão de fiscalizar o uso dos recursos públicos garante que estes sejam empregados de maneira eficiente, ética, responsável e em benefício da sociedade”, afirmou a governadora em discurso durante a solenidade. “A presença de conselheiros comprometidos e qualificados é imprescindível para que a instituição cumpra seu papel de guardião da moralidade e da ética da gestão pública”, enfatizou a chefe do Executivo estadual, enaltecendo a harmonia que se faz necessária entre os poderes autônomos, pensando no interesse maior, que é o interesse público, da coletividade.
Há 14 anos atuando como parlamentar, representando especialmente a região do Vale do Açu, sua terra de origem, George Soares foi escolhido para o novo cargo pela Assembleia Legislativa em votação de 12 votos a 11. “Assumo esta nova missão com a consciência da grande responsabilidade que representa. O papel do conselheiro é fundamental para garantir a legalidade, a legitimidade e a economicidade na gestão dos recursos públicos”, disse o agora ex-deputado George Soares. O novo conselheiro destacou sua atuação como parlamentar em quatro legislaturas, “dedicado à formulação de leis e políticas públicas, além de presidir duas comissões importantes na Assembleia Legislativa – a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Finanças”. Soares também lembrou que foi relator do orçamento do estado em 2016, e enfatizou que sua formação em Ciências Contábeis proporciona uma visão técnica e estratégica para cumprir a nova missão.
“A Constituição disciplina muito bem a nossa instituição, enquanto Tribunal de Contas, que é fazer o controle externo da administração pública. E essa missão será feita de braços dados, entendendo cada situação, cada circunstância e cada órgão, com cada instituição cumprindo com seu dever”, declarou Gilberto Jales, presidente do TCE, ressaltando o intuito de buscar o melhor para a sociedade.
George Soares nasceu em Natal, mas cresceu e se criou em Assu, de onde vem sua família. É formado em Ciências Contábeis pela UFRN e especialização em Gestão de Empresas e Pessoas pela UNP.