A governadora Fátima Bezerra lançou, na manhã desta quinta-feira (19) o edital de licitação do Costeira Parque, equipamento de lazer, cultura e esporte que vai ser construído na Via Costeira, no terreno do antigo Vale das Cascatas; área conhecida atualmente como bosque dos ‘pinheiros’. Trata-se de uma grande área com quadras de areia, área de piquenique, pista de skate e patins, academia pública para idosos, equipamentos esportivos (barras verticais, horizontais, paralelas), além de pista para cooper e estacionamento, numa área total de 34 mil m².
O investimento é de R$ 13,9 milhões e trata-se da retomada de um projeto antigo não efetivado pelas gestões anteriores. A governadora Fátima Bezerra determinou a realização do projeto e celeridade em sua execução. Para seu prosseguimento, a Secretaria da Infraestrutura do RN precisou revisar os projetos e o orçamento, assim como, realizar uma nova licitação.
A governadora professora Fátima Bezerra expressou sua imensa alegria por sua gestão ter a capacidade de viabilizar o projeto do Costeira Parque, que se arrastava há anos, desde gestões passadas.
“Agora É Pra Valer! Eu Passo Por Aqui E Vejo As Pessoas Vindo Para Esse Ambiente, Esse Cenário Belíssimo, E Até Então O Poder Público Não Tinha Tido A Sensibilidade E A Capacidade De Dotar Essa Área Com Os Equipamentos Necessários; Um Parque Que Acolha As Ações De Esporte, De Cultura, De Lazer, Associado À Defesa Do Meio Ambiente. Isso É Qualidade De Vida, É Respeito Pelas Pessoas. Em Primeiro Lugar Para Os Que Moram Aqui E Os Que Nos Visitam. Aqui É Um Corredor Turístico Muito Importante Para Natal E Para O Rio Grande Do Norte”. Governadora Fátima Bezerra.
O Secretário De Infraestrutura Do RN, Gustavo Coelho, Detalhou Os Equipamentos Que Integrarão O Parque, Enfatizando Os Cuidados Técnicos E De Preservação Ambiental Observados No Projeto. “Trata-Se De Uma Obra Importantíssima Para A Nossa Cidade, Um Parque Urbano Denominado Costeira Parque. Teremos Aqui Um Investimento De R$ 13,9 Milhões E Um Prazo De Execução Previsto De Oito Meses. Aqui Estarão Implantados Diversos Equipamentos De Cultura, Esporte E Lazer, Com Uma Grande Vocação Para O Turismo; Quadras De Esportes, Uma Grande Pista De Skate. Área De Caminhada, Estacionamento, Tudo De Acordo Com As Normas Técnicas E Com Toda A Preocupação Ambiental Que Um Projeto Desse Pede. Toda A Vegetação Será Preservada. São 34 Mil Metros Quadrados, Praticamente Todos Ocupados Por Esse Beneficiamento.”
O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, falou sobre a viabilização dos entraves existentes à execução do projeto bem como a agilização do processo de licenciamento ambiental da área. Também teceram considerações sobre o parque, de acordo com suas áreas de atuação, o diretor-adjunto da Fundação José Augusto, Fábio Lima; a presidente do Crea/RN, Ana Adalgisa; a sub-secretária de Turismo do RN, Solange Portela; o coordenador de Meio Ambiente e Saneamento da Semahr, Robson Henrique Pinto; e o presidente da Federação de Skate do Rio Grande do Norte, Josimar de Andrade Pinto.
A governadora ressaltou ainda que, com edital lançado, a obra vai ter prazo para início, meio e fim; e destacou o empenho da Secretaria de Infraestrutura e do Idema, na revisão de projetos, liberação de licenças ambientais, realização de audiências públicas para avaliação da sociedade e debates.
Para dar transparência a todo o processo, os projetos arquitetônicos e em 3D foram disponibilizados para análise da sociedade no site da SIN/RN. Para ter acesso, os interessados deveriam preencher um cadastro. Foram enviados links dos projetos por email e os interessados puderam encaminhar sugestões, críticas e elogios. Mais de 400 cadastros foram registrados em um curto período de tempo, demonstrando o interesse da sociedade pelo projeto.