“Quando há iniciativas de inclusão, ela acontece”. Com essa frase, a médica Rochele Barbosa resumiu a importância da área exclusiva para pessoas com deficiência nos polos de Carnaval de Natal. Mãe de Alberto, um adolescente autista, Rochele fez uma espécie de “diário da folia” nas redes sociais, contando como foram os dias de festas com o filho. Uma experiência possível graças à área exclusiva, montada pelo segundo ano consecutivo no Carnaval de Natal. A primeira foi no ano passado, a pedido do vereador Tércio Tinoco.
“Fico muito feliz que essa nova gestão municipal também entendeu a importância e manteve a área exclusiva. E o que vimos é cada vez mais gente conhecendo e aproveitando esses espaços, que possibilita a nós, pessoas com deficiência, curtir as festas com mais conforto e segurança”, diz o vereador. Os polos Petrópolis, Ponta Negra e Nélio Dias contaram com o Espaço PCD – que são áreas na frente dos palcos exclusivas para PCDs. Em cada um, foram disponibilizadas 50 vagas para pessoas com deficiência mais um acompanhante. “As pessoas fizeram um cadastro prévio, tudo muito simples e acessível. Assim foi possível organizar os espaços, e todo mundo ficou muito satisfeito”, explica Tércio.
Rochelle, que viu o filho Alberto curtir os 5 dias de folia na capital potiguar, celebrou a vitória da inclusão, e agradeceu ao acolhimento que tiveram no Espaço PCD: “Alberto se divertiu muito, conheceu muitas pessoas e tirou foto com o ídolo, Zé Vaqueiro. A área PCD é uma iniciativa do vereador Tércio Tinoco que permanecerá na vida cotidiana e fortalecerá cada vez mais a inclusão social. Informação gera empatia, e empatia gera respeito”.