Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado com Sessão solene na Câmara de Natal

Proposta pelo vereador Tércio Tinoco (União), uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Natal celebrou o 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down. Tércio destacou a importância de eventos como esse para dar visibilidade à causa, e reforçar que as pessoas com síndrome de down podem ocupar muitos espaços, quando a sociedade é inclusiva. “Hoje temos pessoas com a síndrome se formando, dando aulas, trabalhando nas mais diversas áreas. É um avanço, mas podemos ir além, e é pra isso também que nosso mandato trabalha incansavelmente”, diz o vereador.

A opinião é compartilhada por Glauciane Santana, presidenta da Associação de Síndrome de Down do RN. “Tem muita criança com Síndrome de Down chegando à associação e muitos jovens alcançando suas conquistas, seja na faculdade ou no mercado de trabalho. Então, é dia de comemorar, mas também de lembrar que precisamos continuar lutando”, disse.

Na sessão, pessoas com síndrome de down foram homenageadas, ao lado de suas famílias. “Esse apoio que as pessoas com deficiência têm em casa é fundamental para o desenvolvimento delas. E cada história de superação vista aqui hoje serve como inspiração para que pais e mães acreditem e estimulem os potenciais dos seus filhos”, garante Tércio.

Síndrome de Down

A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21 é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três. Por isso, o 21/03 foi escolhido como Dia Internacional da Síndrome de Down.

A escolha da data foi proposta pelo Brasil, e aprovada por consenso pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar dos indivíduos com Síndrome de Down. A estimativa é de que, no Brasil, a cada 700 nascidos, um tenha a Síndrome de Down.

Compartilhe nas redes sociais