O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), iniciou nesta quarta-feira (10) um ciclo de treinamento de Pilotagem Consciente direcionado aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) e familiares desses que possuem habilitação para pilotar motocicleta. A ação faz parte das atividades do Maio Amarelo e integram o Detran, EPT-RN, Programa Vida no Trânsito (PVT), Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Centro de Treinamento Trânsito Consciente (CETC) e a Potiguar Honda.
De acordo com informações repassadas pelo Coordenador da Escola Pública de Trânsito do RN, Felipe Barreto, o ciclo de treinamento acontece hoje (10), na terça-feira (16) e na sexta-feira (19). O treinamento comporta 35 alunos por dia de capacitação, o que resulta no total de 105 condutores qualificados. O treinamento inicia às 8h e é finalizando às 13h.
“Hoje inciamos a primeira turma de treinamento e ainda teremos mais duas no decorrer do ciclo. Nossa intenção com o treinamento de Pilotagem Consciente é de levar uma visão preventiva e consciente aos condutores de motocicletas, para que o trânsito se torne mais seguro, pacífico e humano”, comentou o coordenador.
A qualificação trabalha com base na instrução e sensibilização dos motociclistas para a utilização de técnicas de dirigibilidade de maneira segura e preventiva, evitando com isso, a ocorrência de acidentes. Nas instruções, são abordados conteúdos como direção defensiva, equipamentos de segurança, noções de mecânica e pilotagem preventiva, como também técnicas de realização de curvas em várias situações e dicas de frenagem em terrenos diversos. O plano é preparar melhor o motociclista de maneira que ele possa evitar ser a causa ou ser a vítima do acidente de trânsito, como ainda aprimorar o conhecimento dele em relação a itens básicos de segurança do veículo.
A qualificação voltada a condutores de veículos de duas rodas se mostra vital para a diminuição dos índices de acidentes, já que atualmente, a frota registrada no sistema do Detran do Rio Grande do Norte na categoria de motocicletas, motonetas e ciclomotores é de 612.424 veículos, correspondendo a 40,76% de toda a frota do Estado.
É importante lembrar que numa parte dos municípios do RN a frota de veículos em duas rodas supera os automóveis de passeio, caso esse da cidade de Mossoró, onde as motocicletas, motonetas e ciclomotores respondem por 46,76% (89.740) da frota da cidade, enquanto os veículos de passeio é 35,73% (68.576) do total da frota municipal.