O deputado federal Beto Rosado (Progressistas) solicitou ontem, (13/05), ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que doses da vacina Pfizer sejam enviadas à cidade de Mossoró. A possibilidade do município receber essas doses se deu após a reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Ludimila Oliveira, informar que a universidade possui um ultrafreezer disponível para armazenar as vacinas de acordo com as recomendações da Anvisa e do Ministério da Saúde. Atualmente, somente Natal foi beneficiada com as doses da Pfizer.
“Nem o Governo do Estado e nem a Prefeitura de Mossoró se organizaram para receber essas doses. A Ufersa já comunicou à Prefeitura, mas não houve nenhum interesse. O que estão esperando?”, questiona o deputado em suas redes sociais.
O Brasil já recebeu 2,2 milhões de doses da vacina Pfizer e mais 100 milhões foram compradas. No entanto, apenas capitais estão sendo beneficiadas, considerando que essa vacina exige um armazenamento diferenciado.
No ofício enviado ao Ministério, o deputado reforça que Mossoró é a 2ª maior cidade do RN e que a pandemia segue com dados alarmantes na região oeste.
“Mossoró, com uma população de mais de 300 mil habitantes, vive o pior momento da pandemia do novo coronavírus. É a única região do estado com filas de UTI. A população precisa ser vacinada urgentemente!”, diz o deputado.