O deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL) protocolou na Secretaria Legislativa da Assembleia, ofício solicitando ao Governo do Estado, informações sobre a estrutura de saúde disponível no Rio Grande do Norte para atendimento das pessoas que adoecerem com a Covid-19. Sandro integra a Comissão Especial do legislativo estadual que acompanha o decreto de calamidade pública no RN. O ofício será encaminhado à governadora Fátima Bezerra (PT) e ao secretário de Saúde, Cipriano Maia.
“Estamos solicitando as informações para traçarmos um cenário de como está a nossa estrutura hospitalar e de recursos públicos para enfrentamento da pandemia. A partir da resposta, junto com meus colegas na Assembleia, conseguiremos atuar especificamente nas áreas que apresentam maiores problemas”, justificou o parlamentar, afirmando que o ofício estabelece prazo de até 72h para ser respondido.
O documento apresentado pelo deputado questiona o total de leitos na rede pública e privada de saúde, detalhando quantos são de UTI e quantos são reservados a atendimentos primários. Também questiona quantos respiradores mecânicos estão disponíveis na rede de saúde, e quais são as principais necessidades de insumos, pessoal e de equipamentos para enfrentamento da crise.
O ofício ainda solicita informações sobre a destinação de emendas parlamentares para uso específico contra o Coronavírus, e os valores que o Governo do Estado já recebeu do Governo Federal. Segundo Sandro Pimentel, com as respostas em mãos, a ideia é debater maneiras de como a Assembleia Legislativa poderá atuar em apoio ao Governo do Estado na superação da crise.