A governadora Fátima Bezerra inaugurou oficialmente, nesta sexta-feira (20), a Central do Cidadão de Macau. Segundo o Estado, apesar de a obra ter sido entregue ainda na gestão passada, o equipamento não tinha condições de funcionamento, pois precisava de ajustes na obra e nos mobiliários. Depois dessas adequações, o prédio foi aberto ao público pela atual gestão, no ano de 2019. Devido à pandemia, a solenidade oficial ocorreu na tarde de hoje.
Para a construção e aparelhagem desta central, foram investidos mais de R$ 4 milhões por meio do Projeto Governo Cidadão e Secretaria de Administração (Sead), com recursos garantidos pelo empréstimo junto ao Banco Mundial. Com o funcionamento em sede própria, estão sendo economizados R$ 5.399,00/mensais, referente ao valor gasto com aluguel antes da construção do novo prédio.
“Oferecer atendimento de qualidade, com segurança, em ambiente adequado nas centrais é oferecer dignidade a quem procura os serviços públicos. Hoje inauguramos, de fato, mais esse equipamento, para o qual sempre estaremos buscando mais e mais melhorias”, pontuou a governadora, destacando a novidade do Programa de Centrais que conta agora com a presença da Polícia Civil com a delegacia da mulher, com foco no combate à violência contra a mulher.
Agora, a Central funciona em um prédio próprio de 1.000 metros quadrados, seguindo o novo padrão estabelecido para as Centrais do Cidadão, oferecendo mais conforto e comodidade para usuários e servidores em um espaço moderno, organizado e acolhedor, atendendo uma população estimada de 100 mil habitantes de Macau e região, das 07h às 13h.
Atualmente estão sendo oferecidos serviços como emissão de carteiras de identidade/Registro Geral (RG) pelo Itep, orientações referentes à Carteira de Trabalho, serviços oferecidos pelo Detran e pela Caern, além de Defensoria Pública.