Campanha Setembro Dourado será discutida na ALRN

Sempre preocupado com a temática do câncer infanto-juvenil, o deputado estadual Hermano Morais (PV) realizará na próxima quarta-feira (18) uma Audiência Pública no Plenário Cortez Pereira (Plenarinho) da Assembleia Legislativa do RN, a partir das 14h, sobre a campanha Setembro Dourado.

A campanha Setembro Dourado é uma iniciativa A iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), em parceria com diversas instituições e hospitais que tratam o câncer infantil no Brasil. A CONIACC coordena esforços de várias organizações regionais e locais que atuam no apoio a crianças e adolescentes com câncer, promovendo a conscientização em nível nacional.

A campanha foi inspirada por movimentos similares em outros países que também dedicam o mês de setembro à conscientização do câncer infantojuvenil. No Brasil, a campanha ganhou força com o apoio de profissionais de saúde, instituições de caridade, e da sociedade civil, visando aumentar a visibilidade da doença e a importância do diagnóstico precoce.

O objetivo da campanha visa a conscientização sobre o câncer infantil e juvenil. O mês de setembro foi escolhido para essa campanha, e o “dourado” simboliza o valor inestimável das crianças. O principal objetivo é informar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes, pois um diagnóstico rápido pode aumentar significativamente as chances de cura.

Durante o Setembro Dourado, diversas ações são realizadas, como palestras, eventos, e divulgação de informações, para orientar pais, responsáveis, e profissionais de saúde a identificar os sinais e sintomas do câncer infantil. A campanha busca, assim, sensibilizar e mobilizar a população para apoiar crianças e adolescentes em tratamento, além de incentivar a pesquisa e a melhoria dos tratamentos oferecidos.

No Brasil, o câncer representa a primeira causa de morte por doença, entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, devido à falta de diagnóstico precoce e dificuldade do acesso ao tratamento especializado. A campanha “Setembro Dourado”, encabeçada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), busca esclarecer os principais sinais, sintomas e os tipos de câncer mais comuns em crianças e adolescentes, ressaltando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento correto.

De acordo com estudos do Instituto Nacional do Câncer – INCA (2022), no triênio 2023-2025, a expectativa é de que, no Brasil, ocorram 7.930 casos por ano, destes, 4.230 casos novos em crianças do sexo masculino e 3.700 do sexo feminino. No Rio Grande do Norte, o número é de 130 casos novos, por ano, sendo 70 em meninos e 60 em meninas. Por ser uma doença tempo-dependente, a importância é conscientizar e sensibilizar a população, pois ela não apresenta prevenção e essa observação pode salvar uma vida.

Neste ano de 2024, a Casa Durval Paiva recebeu 41 novos cadastrados para acolhimento. Destes, 25 oncológicos, 07 hematológicos e 09 em investigação. Como resultado das capacitações realizadas pelo projeto Diagnóstico Precoce, destes cadastros, 11 pacientes foram encaminhados por profissionais capacitados pela CDP, durante o Projeto Diagnóstico Precoce.

O câncer infantojuvenil tem sintomas silenciosos e que, na maioria das vezes, se confundem com sinais de diversas doenças comuns na infância, como desequilíbrio ao andar, dor óssea persistente, suor noturno, febre de origem inexplicada, mancha branca no olho, ínguas pelo corpo e perda de peso. Em caso de suspeita, o responsável deve procurar um médico. As chances de cura do câncer infantojuvenil são de até 80%, se for diagnosticado precocemente.

Para a Audiência Pública, foram convidados o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), Casa Durval Paiva, Hospital Infantil Varela Santiago, Liga NorteRioGrandense, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Estadual de Educação, entre outros.

Serviço

O quê? Audiência Pública – Setembro Dourado
Quando? Quarta-feira, 18 de setembro
Local? Plenário Cortez Pereira (Plenarinho) – Assembleia Legislativa do RN
Horário? 14h

Compartilhe nas redes sociais