Câmara aprova PL e Parnamirim terá Patrulha Maria da Penha

Nessa quarta-feira 14, último dia de sessões plenárias antes do recesso da Câmara Municipal de Parnamirim, aconteceu um marco histórico na bandeira em defesa da mulher na cidade. Os vereadores aprovaram, por unanimidade, em segunda discussão, o Projeto de Lei n.º 128/2021, de autoria de Fativan Alves (PV), que dispõe sobre a criação da Patrulha Maria da Penha no município. A matéria segue para sanção da Prefeitura com expectativa de se tornar lei em breve.  

“A criação da Patrulha Maria da Penha Parnamirinense proporcionará o policiamento comunitário, que tem como objetivo promover a proximidade da Guarda Civil Municipal com a comunidade, atuando na forma de prevenção e acolhimento, com fiscalizações nas residências de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Mediante o aumento expressivo de casos de violência doméstica e familiar, é necessária uma resposta do Poder Público, atuando de forma eficaz com medidas de prevenção, conscientização e cumprimento da legislação a fim de evitar novos casos”, justifica a autora da matéria.  

Fativan Alves explica também que a violência contra mulheres é uma questão histórica e enraizada na cultura do povo brasileiro. “As mulheres estão investidas pela marca do preconceito, inferioridade e fragilidade que a elas foram empregadas durante o período patriarcal. O homem sempre esteve à frente, considerado o chefe da família, enquanto as mulheres eram vistas e tratadas como meras empregadas. Dentre todos os tipos de violência contra a mulher, a praticada no ambiente familiar é uma das mais cruéis e perversas. O lar, identificado como local acolhedor e de conforto passa a ser, nesses casos, um ambiente de perigo contínuo que resulta em um estado de medo e ansiedade permanentes. A violência doméstica contra a mulher se mantém até hoje como uma sombra em nossa sociedade, que precisamos combater”, disse.  

Detalhes do PL  

Segundo o escopo do Projeto de Lei, os objetivos de atuação da Patrulha Maria da Penha são: I – Garantir a fiscalização no cumprimento das medidas protetivas de urgência, da Lei Maria da Penha e a efetividade atuando na prevenção, monitoramento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica, integrando ações, estabelecendo relação direta com a comunidade e assegurando o acompanhamento e atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, neste município; II – Promover o acompanhamento e monitoramento dos casos de violência contra a mulher, de modo a reduzir a incidência desse tipo de ocorrência; III – Orientar e garantir o atendimento sem vitimização, de maneira humanizada e inclusivo à mulher em situação de violência onde houver medida protetiva de urgência, observado o respeito aos princípios da dignidade da pessoa humana, e da não discriminação; IV – Viabilizar a Integração dos serviços oferecidos às mulheres em situação de violência.  

A Patrulha Maria da Penha atuará na fiscalização, proteção, prevenção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar que possuam medidas protetivas de urgência em situação de violência no município de Parnamirim/RN. As ações, forma de atendimento e organização interna da Patrulha Maria da Penha serão fixadas mediante a instituição de protocolos de atendimento, definição de normas técnicas e padronização de fluxos entre os órgãos que coordenarão a Patrulha e demais parceiros responsáveis pela execução dos serviços, pautando-se pelos objetivos previstas no art. 2º da presente Lei. 

FONTE: AGORA RN  

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *