Álvaro pode indicar vice de Carlos, consolidando partidos aliados de Lula

Não se trata apenas de especulação, mas há realmente um ensaio de ações políticas com o objetivo de reunir cinco dos partidos mais fortes no RN para engrossar a candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD), hoje disparado nas pesquisas eleitorais como o preferido dos natalenses para voltar a ocupar, pela quinta vez, a Prefeitura Municipal. Isso, ao mesmo tempo em que define o posicionamento do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) que, por sua vez, tem buscado alternativas de se fortalecer politicamente mesmo fora do mandato e de se aproximar cada vez mais como aliado do governo federal.

Desmentidos e mais desmentidos serão ditos por quase todos aqui citados. Isso é normal para a classe política, quando da cogitação de suas estratégias apenas é confirmado aquilo que lhe interessa, até que a verdade surge no final das negociações. Assim sempre foi e assim continuará sendo.

Mas, nesse episódio, o problema que surge nesse emaranhado de ações políticas com vistas a fortalecer o mesmo bloco na eleição municipal da Capital no próximo ano é exatamente o comportamento do prefeito, que já não inspira confiança por conta de recentes atitudes, como a de romper com o bloco bolsonarista mesmo depois de emplacar recursos financeiros para sua administração, sob a tutela do então ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, agora com o objetivo de alcançar benesses com o presidente Lula.

PLANO DE AÇÃO
Mesmo tendo levantado a possibilidade de estimular os nomes de seus secretários Irapoã Nóbrega e Joanna Guerra para sua sucessão na próxima eleição, o prefeito, que anteriormente tinha esboçado movimentos em favor da candidatura de Paulinho Freire e que também já tentou aproximação com o PT sem alcançar seu intento, deverá mesmo usar o nome de Rafael Motta para ser o candidato a vice-prefeito com Carlos Eduardo (PSD) na cabeça de chapa.

Essa é mais uma das estratégias do prefeito, embora a possibilidade tenha ganhado o engajamento de três partidos políticos com chances de chegar às cinco siglas unidas para o enfrentamento aos adversários. Isso com o apoio dos vereadores pertencentes às citadas legendas.

Com o seu plano em ação e por ser o presidente estadual do Republicanos, Álvaro Dias atrairia o PSB do vice-presidente da República Geraldo Alkmin e do ex-deputado federal Rafael Motta, que se somaria ao PSD do candidato a prefeito Carlos Eduardo Alves. Mais uma vez, sua estratégia é se aproximar cada vez mais do governo federal e, em nível estadual, derrotar o senador Rogério Marinho, de quem foi fervoroso aliado na última eleição.

Álvaro Dias também espera uma aproximação com o União Brasil do senador José Agripino e de Paulinho Freire, e com o Partido Progressista (PP) de João Maia, ainda ressentido com Rogério Marinho por ter lhe defenestrado da presidência do Partido Liberal (PL), com ambos os partidos, UB e PP, tendo participações durante a gestão municipal, a partir de 2025.

CONSEQUÊNCIAS
Juntando esses cinco grandes partidos políticos em torno da candidatura de Carlos Eduardo Alves para prefeito e Rafael Motta como vice-prefeito, reforçada por grande número de vereadores e candidatos ao legislativo municipal, Álvaro Dias tem a consciência de que a chapa se torna praticamente imbatível. Isso mesmo respeitando o potencial eleitoral dos partidos de esquerda, a exemplo dos PT, PC do B, PV, que formam uma Federação e devem marchar com a candidatura da deputada federal Natália Bonavides (PT) ou da estadual Eudiane Macedo (PV), e também os candidatos de partidos de direita como o General Girão ou Sargento Gonçalves, ambos do PL.

Há algum tempo que Álvaro já tenta se aproximar do governo federal. Para isso, contou com o auxílio de Rafael Motta e do ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves, ambos do PSB, que levaram o atual prefeito até o gabinete do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Com seu plano sendo colocado em prática, juntando os cinco partidos – PR, PP, PSD, PSB e UB que, em nível federal, já dão sustentação à base de apoio ao presidente Lula – ao mesmo tempo em que fortalece definitivamente a candidatura de Carlos Eduardo a prefeito da Capital, Álvaro Dias pavimenta o caminho para se aboletar em espaços do governo federal e ganhar visibilidade para lhe garantir brilho nas eleições de 2026, ocasião em que estarão em disputa duas vagas para o Senado e a vaga de governador e vice do Estado.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *