Primeira cota do FPM de agosto sofre queda de 25,62% e 37 municípios do RN ficam com repasse zerado

O mês de agosto começa com queda de 25,62% na primeira cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além disso, o repasse feito pelo Tesouro Nacional nesta segunda-feira, dia 10 de agosto, foi zerado para 37 municípios do Rio Grande do Norte, agravando a crise financeira das gestões.

A falta do repasse compromete a realização dos pagamentos e o equilíbrio financeiro programado pelas Prefeituras Municipais. A avaliação é do Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN e Prefeito de São Paulo do Potengi, José Leonardo Cassimiro de Araújo (Naldinho).

Segundo Naldinho, o repasse zerado ocorre pela gravidade da crise financeira que os municípios enfrentam: “Em termos de repasses, o segundo semestre de cada ano é sempre mais difícil que o primeiro, e agora, além da queda nos valores repassados pelo Tesouro Nacional, parte das prefeituras vão precisar lidar com o saldo zero de FPM. No atual período da pandemia, a situação fica ainda mais complicada”, lamentou.

Diversos municípios têm como principal fonte de recursos o FPM, que é dividido em três cotas mensais, repassadas pelo Tesouro Nacional nos dias 10, 20 e 30.

MUNICÍPIOS ZERADOS DE FPM NA PRIMEIRA COTA DE AGOSTO/2020:

AFONSO BEZERRA
ANTÔNIO MARTINS
AREZ
BARAÚNA
BENTO FERNANDES
BOA SAÚDE
BREJINHO
CAIÇARA DO NORTE
CAICÓ
CARNAUBAIS
GALINHOS
GOV. DIX-SEPT ROSADO
GUAMARÉ
IELMO MARINHO
IPANGUAÇU
JANDAIRA
JAPI
JOÃO CÂMARA
LAGOA D’ANTA
MOSSORÓ
PEDRO VELHO
PENDÊNCIAS
PUREZA
RAFAEL GODEIRO
RIACHO SANTANA
RIO DO FOGO
SANTANA DO MATOS
SÃO BENTO DO NORTE
SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO
SÃO MIGUEL
SÃO PEDRO
SÃO RAFAEL
TIBAU DO SUL
TOUROS
UMARIZAL
VILA FLÔR

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *